Mídias na educação: Convergência das Mídias
Para Piaget (1972), o conhecimento é construído nas interações entre o sujeito e o meio, dependendo dos dois ao mesmo tempo e, portanto, a interação é a ação entre pessoas e o meio, que geram a conservação, a formação ou a transformação das estruturas cognitivas e a construção de novos significados.
Os meios de comunicação no mundo de hoje, vem crescendo e se integrando formando uma grande rede sócio-global que se interagem através de equipamentos de alta tecnologia, como celular, TV digital, rádio, internet, podendo vir a ser um único aparelho para vários tipos de comunicações, como por exemplo, o celular que captura fotos, filma, armazena e envia textos, acessa a internet, é radio e TV tudo ao mesmo tempo, a internet com suas múltiplas e infinitas ferramentas tornando a vida mais prática, abrindo um vasto leque de possibilidades, inclusive na educação , tornando alunos e professores autores de um processo educativo interativo que favorece uma nova forma de pesquisa constituindo uma ética eclética, múltipla e diversa, subentendendo-se uma sociedade digital, colaborativa, democrática e socializada, formando uma educação diferenciada e contemporânea que lhes oferecerá subsídio para a construção do seu próprio saber.
“Com a convergência das mídias cada vez mais inserida ao contexto de vida do ser humano, é o suficiente para entendermos que não precisamos exatamente da matéria para nos sentirmos em harmonia para com o outro, e sim da interação da intersubjetividade que nos liga um ao outro dentro de uma certeza de que não estamos sós e que unidos pensamos, interagimos e criamos.”
Este é o meu pensamento... rsrsrsrs...Participe...Blog o seu!!!
sábado, 10 de julho de 2010
sexta-feira, 2 de julho de 2010
REDES SOCIAIS

Qual é a quantidade de sal que você come?..... com seus amigos.
No meu ponto de vista, as redes socias, são os meios virtuais que permitem manter contato com amigos e fazer novas amizades.
Se parece como em uma praça, um clube ou um bar, esse é o espaço no qual as pessoas trocam informações sobre as novidades cotidianas de sua vida, mostram as fotos dos filhos, comentam os vídeos caseiros uns dos outros, compartilham suas músicas preferidas e até descobrem novas oportunidades de trabalho. Tudo como as relações sociais devem ser, mas com uma grande diferença: a ausência quase total de contato pessoal. Sites como Orkut, é um dos mais utilizados no Brasil.
Para o sociólogo americano Robert Weiss escreveu, na década de 70, que existem dois tipos de solidão: a emocional e a social. Segundo Weiss, "a solidão emocional é o sentimento de vazio e inquietação causado pela falta de relacionamentos profundos. A solidão social é o sentimento de tédio e marginalidade causado pela falta de amizades ou de um sentimento de pertencer a uma comunidade". Vários estudos têm reforçado a tese de que os sites de relacionamentos diminuem a solidão social, mas aumentam significativamente a solidão emocional. É como se os participantes dessas páginas na internet estivessem sempre rodeados de pessoas, mas não pudessem contar com nenhuma delas para uma relação mais próxima.
Na internet, é fácil administrar uma enorme rede de contatos, com pessoas pouco conhecidas, porque estão todos ao alcance de um clique. A lista de amigos virtuais é uma espécie de agenda de telefones, com a vantagem de não ser necessário ligar para todos uma vez por ano para não ser esquecido. Basta manter o perfil atualizado e acrescentar à página comentários sobre, por exemplo, suas atividades cotidianas.
A internet tornou-se um vasto ponto de encontro de contatos superficiais. É o oposto do que, segundo escreveu o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), de fato aproxima os amigos: "Eles precisam de tempo e de intimidade; como diz o ditado, não podem se conhecer sem que tenham comido juntos a quantidade necessária de sal".
Caros seguidores, qual o ponto de vista de vocês sobre os relacionamentos nas redes socias?
Fonte:http://veja.abril.com.br/080709/nos-lacos-fracos-internet-p-94.shtml
Para mais informações acesse o video: http://www.youtube.com/watch?v=-CnYL5Jml6Q
Assinar:
Postagens (Atom)